Tema: No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação!
Lema: “Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando” (Zc 8.4-5)
O tema permanece o mesmo. O lema muda. E traz consigo três assuntos: a) Os idosos, b) locais de lazer e c) as crianças.
a) O que fazem as pessoas idosas?
Elas vão para as praças. Ali podem se encontrar. Terão tempo para conviver. Talvez falar com outros idosos. Talvez conversar com as novas gerações. Talvez até praticar ginástica ou um jogo para ativar o cérebro, a memória. Na verdade, estas pessoas têm tempo. E aproveitam bem este tempo. Não ficam em casa. Cada um no seu cantinho. Isoladas. Não! Elas continuam se reunindo. Compartilhando a vida, as experiências. Estão vivas e vivendo!
b) Quais são nossos locais de lazer?
No início de 2007 foi inaugurado em Faxinal um local de lazer, um camping.
O Veraneio Rural foi um momento para refletirmos que precisamos de locais de recreação próximos de nós: a água do arroio, a sombra da mata, a quadra para praticar esporte (futebol e voleibol), churrasqueira para assar a carne, uma bebida gelada, um conjunto com boa música, etc. tudo isso foi muito gostoso. E o especial: amigos se reunindo, conversando, curtindo a vida do nosso jeito – simples e prazeroso.
Em muitos lugares as praças precisam ser cercadas por causa do vandalismo, das drogas e da insegurança na noite. Não deve ser assim. Precisam ser locais de lazer, tranqüilidade e encontro. Na colônia, precisamos descobrir mais espaços de lazer.
c) E as crianças?
No meu tempo de criança íamos à praça da vila. Lá brincávamos de balanço, escorregador, roda, bola... Mas o que mais me ficou gravado, foi quando um casal de velhinhos russos ia à praça e cantava conosco, contava história do outro lado do mundo ou histórias bíblicas. Acontecia verdadeira integração de gerações.
Criança, jovens, adultos e idosos, como é bonito quando conseguem conviver juntos, aprender uns dos outros. É uma antecipação do que será na eternidade.
P. Reneu e Pa Vera Prediger
Nenhum comentário:
Postar um comentário