sexta-feira, 25 de julho de 2008

Histórico da Comunidade Evangélica Martim Lutero





Breve histórico da Comunidade Evangélica Martim Lutero

A reunião de fundação foi precisamente no dia 12 de junho de 1973 na residência do senhor Albino Janke. Foram 29 membros fundadores. O pastor era Henrique Haller. A terra foi doada por Hugo Rojahn. Ficou acertado que seriam celebrados 4 cultos por ano, a taxa inicial seria de 100 cruzeiros e a mensalidade de 10 cruzeiros. Cada membro daria três dias de trabalho como servente. A primeira diretoria foi assim constituída: Presidente = Hugo Gehrke, Vice Presidente = Ervino Westphal; Secretário = Rubens Herbert Wetzel; Vice Secretário = João Schmalfuss; Tesoureiro = Albino Janke; Vice Tesoureiro = Willy Westphal e Conselheiros: Adolfo Timm, Helmuth Bernardo Treptow e Hugo Oswald.

Os Membros fundadores são: Hugo Gehrke, Ervino Westphal, Rubens Herbert Wetzel; João Carlos Alberto Schmalfuss; Albino Janke; Willy Westphal, Herwin Hense, Hugo Oswaldt, Enildo Hense, Adolpho Timm, Helmut Bernardo Treptow, Hilmar Hense, Hugo Rehbein, Irmo Rehbein, Hugo Rojahn, Waldemar Hense, Arnoldo Rehbein, Ary Lilge, Sildemar Jeske, Albino Lilge, Ari Westphal, Waldemar Jeske, Udo Lutz, Albino Ehlert, Alfredo Oswaldt, Arthur Westphal, Arnold Westphal, Helmut Oswaldt e Albino Westphal.

Nem tudo sempre transcorreu tranqüila e pacificamente na vida da igreja. Houve desentendimentos. Não é sem fundamento ouvir hoje mais uma vez a finalidade da igreja erguida entre justos e pecadores: “A comunidade tem por fim e missão anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e chamar o homem ao arrependimento pela mensagem do perdão e da vida nova em Cristo” (Art. 5).

O lucro da primeira festa foi de 7.381,74 (cruzeiros).

A segunda festa da comunidade aconteceu em 23.11.75.

A inauguração da Igreja foi dia 22 de maio de 1977 (Foto1) e ficou padrinho da Igreja o Sr. Rubens H. Wetzel com a doação da importância de 210,00 (cruzeiros). Mas a torre era apenas um sonho.

Em 14 de setembro de 1976 a comunidade aderiu à IECLB.

Em 26 de abril de 2002 foi aprovada a construção da torre da Igreja. Em 01 de janeiro de 2003 a comunidade contraiu empréstimo junto a Paróquia no valor de 3.000,00 (reais) para concluir a torre, devolvendo-o no ano seguinte. A torre foi concluída em 2003 (Foto 2 e 3) e a festa da inauguração do sino aconteceu em 20.11.2005, que contou com a visita do pastor vice-sinodal Dietmar Teske.

Curiosidades

Conforme estatuto da Comunidade em seu artigo 8º, 1º eram membros votantes a partir de 18 anos e do sexo masculino.

Não comparecer à Assembléia da Comunidade acarretaria multa.

Somente poderia votar membros que estavam com sua contribuição atualizada.

Confirmandos também faziam a sua contribuição. Em 1975 cada confirmando daria uma contribuição de 10,00 (cruzeiros) e em 1978 já era de 15,00 (cruzeiros).

Aceitava-se criança de meeiros não membros para o Ensino Confirmatório mediante pagamento de uma contribuição (1975).

1978- Membro de mau comportamento na Igreja, sendo alcoólatra seria advertido pelo presidente na 1ª vez e na 2ª vez e na 3ª vez seria tomada providência pela diretoria.

O lucro da festa de 1979 foi de 22.230,00 (cruzeiros).

Na década de 80 a comunidade tinha um coral misto e o maestro era Ernesto Rojahn. Hoje a comunidade tem um grupo de canto (fotos 4 e 5).

Em 1983, a comunidade foi convocada para opinar se aceita o CAPA.

Em 1986 foi feita uma lista dos membros atrasados e seriam visitados.

Em 1991 foi aprovada a construção de 3 túmulos.

Em 1999 foi aprovada a construção do murro em volta do cemitério, uma peça para ferramenta.

Em 2001 foram aprovadas a pintura dos banheiros e a instalação de água encanada aos banheiros e uma armação e lona plástica para enterro.

Nenhum comentário: