


BREVE







PRIMÓRDIOS:
Por volta de 1930, famílias que residiam em Pinheirinhos e eram membros na comunidade de Picada Esperança enfrentavam a distância e dificuldade de atravessar o arroio Wetzel nas enchentes, tomaram a iniciativa de construir sua própria Igreja (foto 1). Eram apenas 13 famílias:
1) Augusto Strelow
2) Augusto Heller
3) Carlos Lüdtke
4) Carlos Lüdtke (II)
5) Guilherme Lüdtke
6) Germano Lüdtke
7) Otto Lüdtke
8) Alberto Gehrke
9) Guilherme Gehrke
10) Germano Timm
11) Bernardo Lilge (*Meu avô)
12) Gustavo Lilge
13) Franz Wegner.
A Comunidade mãe, Boa Esperança, também emprestou a quantia de 60$00 (Sessenta conto de reis) e algum material foi utilizado de uma velha escola que existia em Pinheirinhos. Os outros custos foram bancados pelos próprios membros.
O Sr. Augusto Strelow doou a área para a construção da Igreja e do cemitério. A primeira pessoa que foi sepultada no cemitério foi a esposa do membro fundador Alberto Gehrke, a Sr.a Lilli Gehrke, nascida 12 de outubro de ? e falecida 1 de janeiro de 1933. Logo após a fundação da Igreja mais 4 famílias se integram na comunidade, totalizando 17 membros. O primeiro pastor da Comunidade foi o P. Brinkmann, que também era professor. Segundo informações se tratava de uma pessoa autoritária. A escola localizava-se onde hoje é a propriedade de Elemar Westphal. Anos mais tarde, a igreja foi aumentada de tamanho, pois crescia o número de membros.
Em 1968 eram 68 famílias-membro.
Na formação da Comunidade Ev. De Canta Galo algumas famílias pediram transferência. O mesmo aconteceu na formação da Comunidade Ev. Menino Jesus em 1997.
Na fundação da Com. Livre da Formosa algumas famílias se desligaram da IECLB – Com de Pinheirinhos.
A comunidade Evangélica Pinheirinhos, em reunião no ano de 1994, decidiu por construir uma nova Igreja ao invés de reformar o seu antigo templo. Naquela ocasião também ficou acertado que a construção seguiria o ritmo de acordo com os fundos levantados. Foi feita, uma festa dia 5 de março de 1995, quando aconteceu o lançamento da pedra fundamental da nova Igreja e também a inauguração da luz na Igreja.
A partir dos fundos arrecadados na primeira festa deu-se início à construção. Para a construção da igreja todas as famílias membros doaram dias de serviço e ajuda financeira. Parte dos recursos para a construção veio das festas e promoções organizadas pela comunidade. Mas a comunidade pode contar também com uma ajuda especial. Recebeu da IECLB uma doação no valor de R$ 3.000,00 para auxiliar na construção. Na época da colocação do telhado, o membro Geraldo Lüdtke emprestou por meio ano, sem juros, uma significante quantia em dinheiro, para que a obra não parasse. Todos se dedicaram.
Em 21 de março de 1999, a Igreja foi inaugurada, em culto solene com a presença do Pastor Sinodal Jorge Signorini, os pastores locais P. Reneu e Pa Vera Prediger e a participação de 154 pessoas presença (Foto 2). Abrilhantou a celebração o grupo de canto da comunidade Menino Jesus.
Somos gratos a Deus, razão e motivo de todo este empenho.
Diretorias:
1995 - presidente Sr. Arnildo Heller; vice presidente Sr. Luis Alberto Michaelis; como tesoureiro Sr. Roni Lemes; como vice tesoureiro Sr. Hugo Leitzke; como secretário Sr. José Carlos Martins e como vice secretário Sr. Vanderlei Geppert.
1997 e 98: presidente Sr. Sr. Luis Alberto Michaelis; vice presidente Sr Arni Lüdtke; como tesoureiro Sr. Hugo Leitzke; como vice tesoureiro Sr. Arnildo Heller; como secretário Sr. Vanderlei Geppert e como vice secretário Sr. Márcio Geppert.
A atual : presidente Sr. Arnildo Heller; vice presidente Sr. Luis Alberto Michaelis; como tesoureiro Hugo Leitzke; como vice tesoureiro Sr. Rui Carlos Jeske; como secretário Sr. Vanderlei Geppert e como vice secretário Sr. Ildo Strelow.
História da construção da Igreja nova da Comunidade Evangélica Pinheirinhos
A comunidade Evangélica Pinheirinhos , em reunião, decidiu por construir uma nova Igreja ao invés de reformar o seu antigo templo. Esta decisão foi no ano de 1994. Naquela ocasião também ficou acertado que a construção seguiria o ritmo de acordo com os fundos levantados. Naquele mesmo ano, em 4 de setembro, houve assembléia da comunidade e entre os assuntos ali tratados decidiu-se que seria instalada luz elétrica na Igreja. Para isso, todos os membros contribuíram e no mês de janeiro de 1995 houve a instalação da luz na Igreja e escola. Foi feita, então, uma festa de inauguração da luz e naquele mesmo dia, 5 de março de 1995, aconteceu o lançamento da pedra fundamental da nova Igreja que hoje temos a alegria de inaugurar. Quando isto aconteceu faziam parte da diretoria da comunidade como presidente Sr. Arnildo Heller; vice presidente Sr. Luis Alberto Michaelis; como tesoureiro Sr. Roni Lemes; como vice tesoureiro Sr. Hugo Leitzke; como secretário Sr. José Carlos Martins e como vice secretário Sr. Vanderlei Geppert. A partir dos fundos arrecadados na primeira festa deu-se início à construção. Para a construção da igreja todas as famílias membros doaram dias de serviço e ajuda financeira. Parte dos recursos para a construção veio das festas e promoções organizadas pela comunidade. Mas a comunidade pode contar também com uma ajuda especial. Recebeu da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil uma doação no valor de R$ 3.000,00 para auxiliar na construção. Na época da colocação do telhado, o membro Geraldo Lüdtke emprestou por meio ano, sem juros, uma significante quantia em dinheiro, para que a obra não parasse. Todos se dedicaram. Também nestes anos de construção, a diretoria da comunidade foi se alterando: Nos anos 1997 e 98, a diretoria era formada por: presidente Sr. Sr. Luis Alberto Michaelis; vice presidente Sr Arni Lüdtke; como tesoureiro Sr. Hugo Leitzke; como vice tesoureiro Sr. Arnildo Heller; como secretário Sr. Vanderlei Geppert e como vice secretário Sr. Márcio Geppert. A atual diretoria é composta: presidente Sr. Arnildo Heller; vice presidente Sr. Luis Alberto Michaelis; como tesoureiro Hugo Leitzke; como vice tesoureiro Sr. Rui Carlos Jeske; como secretário Sr. Vanderlei Geppert e como vice secretário Sr. Ildo Strelow. Agora que nossa Igreja está sendo inaugurada, somos gratos a Deus, razão e motivo de todo este empenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário