.jpg)

As crianças da Comunidade, orintadas pela Professora Roselene Zago Geri, cantaram, declararam poesia e demonstraram amor pela Pátria.
P. Vera, celebrou o culto, e em sua mensagem, baseada em Romanos 13, proclamou:
Setembro é o mês da Pátria. Ser patriota é coisa boa. Já há muito tempo não via alunos cantando hino nacional e municipal, como vi estes dias. Pátria é lugar gostoso de viver, um lugar bom de morar. Um lugar onde se sente bem e feliz. Pátria é o lugar onde a gente se realiza, onde a gente participa, onde a gente é respeitado como cidadão e desfruta do trabalho e do progresso. Pessoas sofridas e não atendidas em seus ansêios tem razão em seu descontentamento, pois não é isso que sonhamos como pátria. Muito trabalho sem retorno, impostos sem o devido retorno em benefícios como segurança e salários.
O que a Palavra de Deus nos diz sobre Pátria, autoridade, respeito e direitos? Vamos ouvir Rm 13.1-6, 8, 10.:
“Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados. Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão. Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal. É por isso que você deve obedecer às autoridades; não somente por causa do castigo de Deus, mas também porque a sua consciência manda que você faça isso. É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus. Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama aos outros está obedecendo à lei. Quem ama aos outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei”.
Prezada Comunidade!
Aprender a amar a pátria e respeitar autoridade não pode ser confundido com fazer uma opção política partidária ou governamental. Amar a nação, saber cantar o hino nacional é patriotismo.
Outra coisa que precisamos ter clareza é sobre as regras. Não se pode pensar em governar o mundo e as pessoas más com o Evangelho – a boa notícia da salvação.
Autoridades são constituídas por Deus. Devemos saber escolher e respeitá-las. Não precisamos temer, pois quem não deve não teme.
Martim Lutero defendeu a idéia do estado espiritual para o cristão, mas também o “secular”, o público ou o do governo. E não cabe fazer justiça com as próprias mãos (OS vol 9, p. 114-118).
Também um cristão não precisa suportar tudo quanto é desaforo e não apelar para a defesa. Os cristãos, ao serem injustiçados, devem deixar aos cuidados daquelas pessoas que estão autorizadas para determinar como fazer a proteção e a punição. Os encarregados do governo têm a obrigação de administrar o direito e de punir dentro dos limites da autoridade ou de ofício, para que tudo tenha sua ordem e cada um saiba o que deve fazer e a que tem direito.
Se existe autoridade, faça uso dela e exige que seja respeitada. Pois ela foi instituída para impedir que os inocentes sejam oprimidos (p.42).
O Rei Salomão escreveu em Eclesiastes 8.11: "Por que será que as pessoas cometem crimes com tanta facilidade? É porque os criminosos não são castigados logo”. E conclui: :“Não é justo favorecer o culpado, deixando de fazer justiça ao inocente” (Pv 8.5). “Quando se faz justiça,... os malfeitores se apavoram” (Provérbios 21.15).
Se a criminalidade hoje subiu tanto cabe a nós exigir segurança. Não podemos mais ficar calados e indiferentes, precisamos nos mobilizar. Uma casa ali é assaltada, outra é arrombada e noutra uma pessoa é assassinada. E a coluna no jornal não pára de anunciar assaltos, roubos, violência. Vamos esperar calados até que chega a nossa vez?
Este ano, o mês da pátria nos chama a nos juntarmos para obrigar as autoridades a oferecer segurança.
Este ano, em que vamos ir às urnas, vamos votar conscientes. E que Deus nos ilumine e nos mobilize. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário