









Foi na noite do dia 23 de outubro que estivemos reunidos no salão paroquial para celebrar nosso dia paroquial da Igreja. Apesar da noite ser chuvossa estivemos reunidos no número de 105 pessoas. Os grupos de canto (Martim Lutero 1ª foto; Pinheiros 4ª foto; São Paulo 6ª foto; OASE 7ª foto) e o coral da Comunidade Menino Jesus (11ª foto) animaram o encontro com hinos. A Palestra esteve a cargo do Pastor Sinodal, que versou sobre o Sacerdócio Geral de Todos os Crentes, sob o tema "Vamos pegar juntos!". Resgatando a história da colonização, lembrou que os imigrantes quando aqui chegaram não encontraram escolas públicas, nem templos edificados. Mas não perderam a esperança, pois buscavam vida melhor e diferente para a situação que estava difícil. Buscavam isso a partir da fé, fé confiante em Deus! Por isso pegaram juntos e construíram escolas para a educação dos filhos e filhas e templos para se congregarem. Isto é uma marca registrada do nosso ser Igreja. Não ficar de braços cruzados, mas pegar juntos! A Igreja é povo de Deus. Não um povo "consumidor de religião", mas povo que se sente responsável, maduro e capaz de distinguir entre verdadeira e falsa doutrina; povo que pega junto para resolver problemas. Saber-se amado por Deus tem de mexer com a gente, e trazer benefício, ajudar! Povo que não deseja empurar a responsabilidade e a tarefa de ser cristão e cristã ao vizinho, pastor ou pastora. Mas que testemunham sua fé no dia-a-dia, no lar, na profissão, na vida pública.
A Missão de ser "luz do mundo" (Mt 5) é dada a todas as pessoas de fé. E precisamos desempenhar esta tarefa cheios de alegria e esperança, pois ela dá sentido à vida. Pois somos batizados e pelo batismo somos chamados para a ação no mundo. Quem experimenta o amor e a misericórdia de Deus, não se fecha em si mesmo e suas necessidades, mas abre-se; sai e procura ajudar a outros, semeando justamente o que recebeu de Deus.
Deus nos concedeu diversos dons, talentos, habilidades, aptidões... Vamos usar isso para fazer a diferença, para fazer o bem aos outros, mesmo que sejam gestos pequenos e simples, mas que ajudam pessoas a se reencontrarem, se aceitarem, se tranqüilizarem, ... receber com o que achamos ser importante. Vamos por em prática as coisas recebidas de Deus, para ser alguém bem especial para muitas situações da vida e as vezes até bem pessadas, mas que temos algo bem especial para fazer, para contribuir. Para que as coisas estejam bem nem sempre é necessário bonitos discursos, muitas palavras, mas gestos simples que até podem passar desapercebidos. Mas também são estes gestos que dão boas lembranças. Quem está com Deus está animado, encorajado e engajado para que outros também se sentem bem. Toda pessoa batizada tem uma coisa importante para fazer. Pegando junto a igreja vai bem. Todos precisam ser valorizados, pois Deus nos ama. Amém.
Na oração final, foi lembrada a troca de pastores e foi feita a intercessão pela situação que vive a paróquia de Barranco, colocando esta questão nas mãos de Deus e animando os membros a pegarem juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário