quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lançamento do Tema e Lema do Ano

Nos meses de abril e maio realizamos o lançamento do tema da IECLB para o ano: Comunidade Jovem – Igreja Viva e o lema: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” (Jeremias 1.5a). Em várias comunidades, jovens se envolveram na condução da liturgia: Evaristo II, Pinheiros, Evaristo I, Martim Lutero, Boa Esperança e Menino Jesus. Os olhos atentos das comunidades presentes nos cultos mostraram que é muito bom e agradável ter a participação jovem no corpo de Cristo. A participação jovem enriquece e dinamiza o culto e é muito gratificante. Confira abaixo fotos do culto de lançamento do tema do ano na comunidade Menino Jesus.









Baile e Festa das Flores

No dia 14 de abril aconteceu o 18° Baile das Flores com o desfile das candidatas a Rainha da 23ª Festa das Flores. Participaram do desfile: Fabiana Radünz da Comunidade São Paulo, Marciana Luana Krüger da Comunidade Evaristo II, Jane Hense da Comunidade Martim Lutero, Rafaela Bubolz da Comunidade Evaristo I, Géssica Beatriz Podewils da Comunidade Pinheiros, Vanessa Michaelis da Comunidade Boa Esperança, Eliete Peixoto Westphal da Comunidade Armada.

Já a 23ª Festa das Flores aconteceu no dia 13 de maio, iniciando com culto festivo às 13hs. O tema do culto foi: A Flor de Tulipa e a Amizade. O culto contou com grande participação das comunidades (405 pessoas). Os grupos de canto da paróquia tiveram participação ativa. As crianças do Culto Infantil também participaram com cantos e entrega de lembrancinhas para as mães. O uso do Data Show com a projeção de imagens tornou o culto mais dinâmico.  Veja abaixo a liturgia do culto.
À tarde, aconteceu o desfile das meninas candidatas a mini rainha. Participaram do desfile: Rita Nataniely Müller Vieira a Comunidade Armada,  Andriéle Behling Bartz da Comunidade Boa Esperança,  Luana Bubolz da Comunidade Evaristo I, Amanda Janke Hense da Comunidade Martim Lutero, Chaiane Rodrigues Holz da Comunidade Pinheiros, Manoela Luíza Müller da Comunidade Evaristo II, Dienefer Lüdtke Podewils da Comunidade São Paulo, Tauane Beatriz Treichel da Comunidade Menino Jesus. 
O desfile teve o seguinte resultado: Rainha: Vanessa Michaelis da Comunidade Boa Esperança; 1ª Princesa: Rafaela Bubolz da Comunidade Evaristo I; 2ª Princesa: Jane Hense da Comunidade Martim Lutero e Simpatia: Eliete Peixoto Westphal da Comunidade Armada. Resultado das Mini: Rainha: Tauane Beatriz Treichel da Comunidade Menino Jesus; 1ª Princesa: Rita Nataniely Müller Vieira da Comunidade Armada; 2ª Princesa: Dienifer Lüdtke Podewils da Comunidade São Paulo e Simpatia: Luana Bubolz da Comunidade Evaristo I. 
Agradecemos a todas as comunidades que se empenharam e se dedicaram em todas as frentes de trabalho. Também agradecemos as orientadoras do Culto Infantil e a Loia Treptow Nörnberg e Sibele Strelow que auxiliaram na decoração alusiva as flores de tulipas.  

Culto da 23ª Festa das Flores - 13 de maio de 2012
Tema: A Flor de Tulipa e a Amizade

- Frase no MURAL: “A amizade é como uma bela flor que torna a nossa vida mais alegre, mais forte, mais colorida e leve” (Mª Helena)
- DECORAÇÃO: além das guirlandas de tulipas e outras flores enfeitando o salão, cartazes com frases que falam sobre amizade (ver frases na mensagem). 

ACOLHIDA 

CANTO: Toda paz que o coração deseja (Comunidade São Paulo)

DECLARAÇÃO TRINITÁRIA
Deus é o Deus da vida. Ele nos permite estarmos aqui reunidos neste culto celebrando, experimentando comunhão, alegria pelo encontro, reflexão sobre a sua palavra.
É bom estarmos aqui juntos. A sua presença é muito importante.
E é em nome do Trino Deus que celebramos este culto festivo da 23ª Festa das Flores: em nome do Deus criador; em nome do Filho de Maria, Jesus Cristo; e em nome do Espírito Santo, presença viva de Deus no meio de nós. Amém.
A palavra bíblica testemunha: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão”, que uma irmã (Pv 18.24).

ORAÇÃO
Oremos:
Bondoso Deus, tu que és para nós como um bom pai, como uma boa mãe, damos-te graças por este dia, pela vida que pulsa dentro de nós e ao nosso redor. Graças te damos pela tua palavra que revela a tua vontade, o teu amor, o teu poder salvador. Perdoa-nos quando não valorizamos a tua palavra e não permitimos que ela nos transforme. Perdoa-nos quando falhamos no relacionamento com nossos amigos e amigas, quando não fomos bons amigos, boas amigas. Perdoa-nos pelas vezes que ficamos devendo amor e compreensão para com a nossa mãe. Perdoa-nos também quando não te amamos acima de tudo e não amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Suplicamos, Senhor, pelo teu perdão libertador. Ajuda-nos a desabrochar para uma nova vida assim como as flores que desabotoam de uma forma tão bela e fascinante. Que as amizades que cultivamos sejam tão belas como as flores tornando a nossa vida mais alegre, mais colorida, mais leve. Por Jesus Cristo, teu filho amado. Amém.

Glória
A natureza criada por Deus é maravilhosa, esplendorosa, encantadora. As flores, por exemplo, são de uma beleza sem igual. A diversidade das flores, as cores, os detalhes, a delicadeza de cada flor encantam os nossos olhos.
Acompanhemos no telão o desabrochar das flores, flores em movimento.
PROJETAR FLORES com movimentos no Data Show
Louvemos a Deus pela sua maravilhosa criação, de forma especial louvemos a Deus hoje pela diversidade e beleza das flores. Louvemos também por todas as bênçãos e alegrias recebidas, por todas as amizades que cultivamos em nossas vidas como se fossem lindos jardins. Louvemos a Deus neste dia por todas as mães, pelo dom e cuidado da vida. Glória, glória, glória a Deus nas alturas:
C.: Glória, glória, glória a Deus nas alturas ...

CANTO: Se uma boa amizade você tem – HPD 412 (Comunidade Evaristo I)

Reflexão Bíblica: Rute 1.1-11, 14-17
Que a graça, a paz e o amor do nosso Deus estejam com todos e todas nós! Amém!
Estimadas comunidades aqui presentes, amigos e amigas, mães, filhos e filhas!

IMAGEM DE TULIPAS (Data Show)
Hoje, Dia das Mães, estamos celebrando a nossa 23ª Festa das Flores. E o tema que está nos acompanhando é: A Flor de Tulipa e a Amizade! Para refletirmos sobre o tema vamos conhecer uma história bíblica muito especial que fala sobre amizade. É a história de uma mãe, chamada Noemi, que perdeu o marido e os dois filhos. Ficou viúva, desamparada. Mas contou com a amizade e a solidariedade da nora Rute.
“A história de Rute, de Noemi e de Boaz é uma história de luta pela sobrevivência marcada por companheirismo, por amor, por amizade. É história de solidariedade entre mulheres, e também é história de solidariedade entre homens e mulheres(Pa. Scheila dos Santos Dreher).

Assim diz o testemunho bíblico, conforme Rute, capítulo 1, versículos 1 a 11, 14-17:
(Leitura bíblica)

Vamos acompanhar aqui no telão as IMAGENS da história bíblica:
IMAGENS da história bíblica (Data Show) - (Imagens a partir de Elimeleque – 04 imagens)

Nessa história, a amizade das duas mulheres Noemi e Rute foi fundamental. A decisão de Rute foi muito firme. Ela disse: “Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus” (RT 1.16) .

“Seus passos seguiram lado a lado, por opção, na superação das dificuldades. Juntas, Rute e Noemi enfrentaram o preconceito entre povos: uma era israelita, a outra, moabita.
Juntas, Rute e Noemi enfrentaram a diferença de idade: uma era senhora de idade, a outra ainda era muito jovem.
Juntas, elas enfrentaram as dificuldades que as mulheres do seu tempo precisavam enfrentar quando ficavam sem marido e sem filho visto que mulheres viúvas, sem filhos, não tinham direito à propriedade e deveriam viver às custas de parentes ou da mendicância.
Juntas, ambas conseguiram garantir, com seu trabalho, seu próprio sustento.
Boaz, parente distante de Noemi, a partir da iniciativa de Rute, fez o que foi justo, em seu tempo, e assumiu o casamento com Rute” (Pa. Scheila dos Santos Dreher ).

Estimadas Comunidades! Amizade! Noemi e Rute foram muito amigas. E juntas, unidas, conseguiram superar dificuldades e buscar vida boa. Fundamental nessa luta foi a fé em Deus. Elas confiaram em Deus, contaram com a sua proteção e os seus cuidados. Por isso, conseguiram superar preconceitos e “escrever” uma nova história.

IMAGEM DE TULIPAS (Data Show)
Nós também conseguimos encontrar muita força e superar dificuldades quando temos amigos, amigas, do nosso lado. A frase convite da nossa 23ª Festa das flores diz assim: A amizade é como uma bela flor que torna a nossa vida mais alegre, mais forte, mais colorida e leve. (Chamar atenção para o MURAL).

Escolhemos este ano a flor de tulipa para ilustrar o nosso culto festivo e nos ajudar a refletir sobre o tema Amizade. Vejamos por que:     
- O significado principal da tulipa é amor perfeito. A tulipa é símbolo de amor perfeito. Depois do inverno europeu rigoroso, depois da estação de frio intenso, brotam as lindas flores de tulipa para anunciar vida nova. A tulipa é a flor-símbolo da Holanda. Os campos de tulipa da Holanda são realmente um lindo espetáculo da natureza. Vejamos!
IMAGENS de Campos de Tulipas (Data Show)

As Tulipas,como vimos, são flores cultivadas em diversas cores, e é uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome tulipa significa turbante, ou “o rei das flores”.
É uma flor difícil de ser produzida no Brasil, mas em São Paulo já existe uma fazenda de tulipas. É uma flor de grande beleza, elegância e sensibilidade.
IMAGEM: Deixar projetado um dos campos de tulipas
Gente! Assim como a tulipa é uma flor tão linda, a amizade também é, não é mesmo!? A amizade entre as pessoas é muito bonita. A amizade é como uma flor que torna a nossa vida mais alegre, mais colorida, mais leve. (MURAL).
Também podemos fazer outras comparações entre flores e amizade:
- Flores precisam ser plantadas, cultivadas, cuidadas. A amizade também é assim: precisa ser plantada, cultivada, cuidada. 
- As flores para crescerem bonitas, espalhando cores, perfumes e vida precisam ser cuidadas. A amizade também. Precisamos cultivar com muito amor cada amizade que Deus planta em nossa vida.
- Para cultivar flores, precisamos dedicar tempo. Para ter amigos, amigas, também precisamos dedicar tempo. Mas, nesta correria que anda a vida, nem sempre dedicamos tempo aos nossos amigos. Existe uma frase de Saint Exupéry em seu livro “O pequeno príncipe” que diz assim:
PROJETAR a frase (Data Show)
“As pessoas não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, as pessoas não têm mais amigos”. A frase fala de uma realidade. Na correria que é a vida corremos o risco de termos menos amigos/as. Porque fazer amizades demanda tempo. Temos aí um bonito desafio: tentar dedicar mais tempo aos nossos amigos e amigas. Mas, com certeza, se a amizade for verdadeira e sincera, ela também terá da mesma maneira que a flor, forças para se manter, para continuar viva.

Nas paredes aqui do salão temos vários cartazes com frases que falam sobre amizade. Em cada comunidade, as orientadoras do Culto Infantil preparam um cartaz. Vale à pena conhecer estas frases:
IMAGEM: cartazes com as frases! (Data Show)
Primeiramente, o cartaz que traz uma citação bíblica. São palavras de Provérbios 17.17:
- “O amigo ama sempre e na angústia ele se torna um irmão.” (Pv 17.17). Esta é uma grande verdade: amigo/amiga ama sempre e quando passamos por dificuldades se torna um irmão, uma irmã. Está ali do nosso lado nos apoiando, nos dando forças.

- “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.” (Francis Bacon)    

- “Amiga é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar.” (Rubem Alves).  Amigos, amigas nos conhecem tão bem que, às vezes, nem precisamos falar. Já conseguem perceber o que se passa conosco.

- “A amizade é como as estrelas. Não as vemos toda hora, mas sabemos que existem.” (Marina de Almeida Camargo) 

 - “A amizade é o maior bem que podemos adquirir na vida.” (visita Armada). Esta frase aqui também é muito interessante. Ela foi dita por uma pessoa lá na Comunidade Armada quando a visitamos no mês passado, por ocasião do luto, por ocasião da morte da mãe. Agradecido e emocionado pela ajuda dos amigos no luto, ele testemunhou: “A amizade é o maior bem que podemos adquirir na vida.” A rase brotou do fundo do seu coração. Ele falou isso com muita convicção e eu me segurei para não chorar. Porque é muito forte! A coisa mais preciosa da vida não são os bens materiais que se acumula na vida. O bem maior que se adquire na vida são (...) os amigos. E esses valem ouro!!! Bonito não é mesmo?! 

- “A amizade é um amor que nunca morre”. (Mário Quintana)

- “Amizade sempre existirá como a luz do sol, como amor de mãe.       (fazer comentários)
E agora, para irmos concluindo, vamos acompanhar no data show uma estória que tem como título: Precisamos uns dos outros!
MENSAGEM: Precisamos uns dos outros!
Comentários a partir da estória:
- A menina queria ser feliz. E o segredo da sua felicidade foi a frase que, um dia, a borboleta lhe sussurrou: “Ela me disse que todas as pessoas, por mais seguras que pareçam ser, precisavam de mim.” Na verdade, todos nós precisamos uns dos outros.
- A amizade é isso: querer a pessoa que ama ao seu lado. Amizade não é ocasional, interesseira ou pretensiosa. Amizade é para ser constante e para sempre.
- Quando ajuda alguém está liberando felicidade...  Felicidade implica em ajudar o próximo .... se doar.   
Voltar a IMAGEM DE TULIPAS
Rute ajudou a sua sogra. Ajudou por amor a partir da sua fé em Deus. Noemi e Rute se tornaram grandes amigas e juntas, a partir da fé, encontraram sentido para as suas vidas.
Que também nós possamos nos inspirar nesta história bíblica e cultivar boas amizades.
Desejo para todos e todas nós lindos jardins com muitas flores de amizade para que a vida seja mais alegre, colorida e leve. Amém!

CANTO: Uma canção de Amizade – HPD 418 (Comunidade Pinheiros)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

AVISOS:
        
CANTO: CULTO INFANTIL da Paróquia
* Sobre o tema do culto: Quanto mais andarmos juntos (mais duas outras estrofes inventadas: Quanto mais brincarmos juntos e quanto mais nos ajudarmos).
* Para as mães: Mamãe eu quero dar (Cante com a Gente, p. 53, CD 2009, faixa 14).

Entrega das Lembrancinhas para as Mães
Porta Recados com Flores de Tulipas feitas em E.V.A. com um cartãozinho.

Mensagem para as Mães (Loia e Marlis) 

CANTO: Canção do Cuidado: Fonte eterna de amor (Comunidade Martim Lutero)

BÊNÇÃO
Que a benção do Deus de Noemi, Rute e Boaz,
“a benção do Filho nascido de Maria,
a benção do Santo Espírito de amor,
que cuida com carinho qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos e todas nós.” Amém!

ENVIO
Vão na paz do Senhor, alegrem-se com seus amigos e amigas, cultivem boas amizades e sirvam a Deus com alegria. 
Data Show – Flores em Movimento (enquanto as pessoas se levantam ...)





























Seminário Sinodal de Orientadoras do Culto Infantil

Onze orientadoras do Culto Infantil da Paróquia participaram do Seminário Sinodal do Culto Infantil na Paróquia Bom Pastor, em Canguçu, no dia 14 de abril. O tema do Seminário foi: Narração de Histórias Bíblicas. As orientadoras aproveitaram muito o seminário. Foi enriquecedor e dinâmico. Também foi avaliado, de forma positiva, o fato de o seminário contemplar apenas um dia e ser oferecido em duas datas durante ano. O próximo encontro será no dia 11 de agosto na Paróquia de São Lourenço do Sul.





Conferência de Ministros/as

No dia 20 de março, a Paróquia acolheu ministros e ministras do Sínodo para a sua 1ª Conferência do ano no salão paroquial em Picada Esperança. A celebração da manhã abordou a questão do Dia Internacional da Água e a Quaresma como tempo de arrependimento e penitência (confira abaixo a celebração). A alimentação do dia foi preparada por integrantes da diretoria paroquial, acompanhados pelas esposas e esposos. Os sucos naturais, pães, cucas, bolos, schmier, manteiga, mel, da própria localidade, bem como saladas e frutas diversas agradaram os participantes.  

Conferência de Ministros/as – Celebração com Santa Ceia

Preparação do Espaço: panos brancos, azuis, paramentos da quaresma, jarra com água, gotas que serão usadas (feitas em duas cores), forma onde serão queimadas as gotas, pão, suco, cálice, música Planeta Água de Guilherme Arantes.

Acolhida

Invocação
Nós invocamos a presença do trino Deus para que esta celebração com Ceia aconteça em seu nome: em nome da fonte da Vida – Deus Criador, criador das águas e de tudo o que existe; em nome de Jesus Cristo, o Filho amado, que humildemente lavou os pés dos seus discípulos e por amor a nós entregou a sua vida na cruz; e em nome do Espírito Santo, que nos santifica, purifica, ilumina, anima, capacita para a missão, missão que inclui o cuidado com a água. Amém.

Canto: 46 ou 198 (HPD)

Leitura do Salmo 51.1-12 (em dois grupos)

Canto: (ouvir um trecho da música Planeta Água de Guilherme Arantes)

Reflexão

- Abordar a questão da água: importância, preocupações, ...
Na próxima quinta-feira, dia 22, a ONU celebra mais um Dia Internacional da Água. A água é substância essencial a toda forma de vida. Além de ser o principal alimento do ser humano é o insumo básico para a maior parte das atividades econômicas. Mas, infelizmente estamos em situação de risco. A água, este bem precioso, é um recurso natural limitado e pode faltar. A ONU estima que em 2025, a metade da humanidade enfrentará problemas relacionados ao acesso a água potável.

Os motivos são diversos: aumento da população mundial, o desperdício, a irresponsabilidade humana que transforma rios em depósitos de dejetos não tratados, a falta de cuidado com a água, com a terra, enfim, toda a criação de Deus.

Oneide Bobsin, no JOREV deste mês, aborda a questão da água. Escreve que as guerras do futuro provavelmente serão por causa da água.  Contra os processos de privatização e mercantilização da água, ele reflete sobre o sentido da água como dádiva. A água é uma dádiva divina que precisa ser preservada, cuidada, usada com responsabilidade. 

Achei interessante um artigo que fala que “a nossa relação com a água só mudará se aprendermos com as culturas antigas a nos relacionarmos com a terra e com a água de forma amorosa e espiritual” (Marcelo Barros. A Crise da água e a sede de vida. CEBI).

- Alguns textos bíblicos que falam da água:
A Bíblia, quando fala da água, traz bem forte essa compreensão da água como fonte de vida. São muitos os textos bíblicos que falam da nossa relação e dependência da água.

“A água marca toda a nossa vida: nossas mães nos gestaram na água, gestamos nossos filhos e filhas na água. As águas que se rompem determinam a hora do parto. Nascemos na vida da Igreja pelas águas do Batismo, ...” (CEBI: Águas da Vida – Celebrações, p. 19).

Poderíamos citar muitos textos bíblicos que falam da água, cito apenas alguns:
- Os relatos da criação, conforme Gn 1 e 2 (ler Gn 1.2 e 2.6,10)
- A própria Páscoa Judaica, a libertação da escravidão do Egito, tem relação com a água: a travessia pelo mar vermelho, a falta de água no deserto e a providência divina.
- Gn 21 nos fala do sofrimento de Hagar no deserto ao terminar a água do odre e temer a morte de seu filho Ismael. Mas Deus ouve o choro do menino e providencia um poço de água.
- Falando em poço, muitos relatos bíblicos acontecem junto ao poço. Poços são lugares de encontros, espaços das relações, lugar onde animais e humanos encontram água para matar sua sede. Sede de água e de palavras. Sede de relações. Sede de contato, de toque. Mas poço também é encontro dos conflitos, das brigas, das relações mal resolvidas. (CEBI: Águas da Vida – Celebrações, p. 17).
- É junto ao poço que Jesus se encontra com a mulher samaritana e lhe pede água (Jo 4.5 ss).
- É nas águas do Rio Jordão que João Batista batizava depois de chamar as pessoas ao arrependimento e a confissão de seus pecados (Mt 3).
- É na quinta-feira Santa que Jesus lavou os pés dos seus discípulos num gesto de extrema humildade e amor. Nos v.12-15 lemos: (Leitura de João 13.12-15)

Água: água que lava, purifica, renova. Água: fonte de vida, de libertação, de novo nascimento! 

- Falar do sentido da quaresma:
Estamos na época da quaresma, quarta semana da quaresma. Quaresma é uma oportunidade para fazermos uma avaliação da nossa vida. Avaliar as nossas opções de vida, as tentações que nos cercam; avaliar as nossas atitudes em relação às outras pessoas e à criação de Deus como um todo; tempo de avaliarmos os valores que adotamos na vida.

Quaresma é tempo de arrependimento, de penitência. No Salmo 51 lemos: “Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Tira de mim o pecado e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais branco do que a neve” (Sl 51.1b, 2, 7)    

Dinâmica:
(Entregar para cada um/a gotas d´água – duas cores)

Propomos agora um momento de silêncio, de reflexão individual, de avaliação da vida, de arrependimento, de comprometimento: Podemos refletir a partir das perguntas:
- Neste tempo de quaresma, tempo de arrependimento, o que gostaríamos que Deus lavasse em nós?
- Quais as manchas do pecado humano que carecem ser lavadas, purificadas, afogadas?
- Do que estamos arrependidos? Podemos pensar na questão da água, da criação de Deus; podemos pensar nos nossos relacionamentos, relacionamento entre nós colegas, por exemplo, ou aquilo que estamos sentindo neste momento que queremos expressar diante de Deus.

Depois de pensar, podemos escrever nestas gotas.

Também há a alternativa de pensar a partir destas gotas em sinais de vida nova, mudanças de vida. Gotas que expressam ´cura´,  ´salvação´, esperança de vida nova.

É importante colocar em gotas separadas o que é arrependimento (cor azul) e o que é esperança de vida nova (gotas de cor verde).

(Tempo para ...)

Podemos compartilhar agora as nossas gotas.
- Levanta, lê e coloca a gota na forma onde será queimada depois (cor azul).
- As gotas que expressam esperança de vida nova (cor verde) podem ser colocadas ao redor da jarra com água.

 (Deixar a alternativa para quem não quiser ler e simplesmente colocar na forma, um por vez)

Depois que uns 05 compartilharam, vamos cantar: 
"É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa, tua palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal."

Anúncio da graça
Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim.” (Jo 7.37c-38). Com estas palavras bíblicas, anuncio o perdão dos pecados e ânimo renovado para uma vida nova.

Canto: 206 (Quão bondoso amigo)

Oração Geral
(Deixar espaço para quem quiser agradecer ou pedir algo, orar por alguém,...)

Deus de eterno amor, tu que és a nossa fonte de água viva, nós te louvamos e agradecemos por toda a tua criação, de forma especial, pela dádiva da água. Nós te agradecemos pela água em que fomos gestados no ventre materno; pela água do Batismo em que nascemos teus filhos/tuas filhas. Nós te agradecemos pela água que tem saciado a nossa sede e tornado a vida possível. Por ocasião do Dia Internacional da água que será quinta-feira, ajuda-nos a cuidar bem desse recurso natural precioso que corre o risco de acabar. Ajuda-nos a corrigir hábitos inapropriados em relação a água e usa-nos como instrumentos de conscientização, instrumentos que ajudam as pessoas a se relacionarem com a água e com a terra de forma amorosa e espiritual.
(Outros pedidos e agradecimentos)
 Celebração da Ceia e Encerramento (P. Sinodal Dietmar)










Encontros Paroquiais de Confirmandos/as

O mês de março foi marcado pelos encontros paroquiais de confirmandos/as. No dia 10 de março aconteceu o Encontro Paroquial do 1º Ano e no sábado seguinte, 17 de março, foi a vez do 2° ano se reunir no salão paroquial. O 1° ano trabalhou o tema da IECLB para este ano: Comunidade Jovem – Igreja Viva e o lema: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” (Jr 1.5a). Já com o 2° Ano, abordou-se o tema: Juventude Saudável: álcool, fumo, drogas e gravidez na adolescência ou no início do namoro. A gincana com diversas brincadeiras animou a turma.